• viagem-de-aviao_0.jpg

    DICAS PARA A PRIMEIRA VIAGEM DE AVIÃO

    Muitas pessoas enviam e-mail pedindo dicas para quem vai fazer a primeira viagem de avião. Montamos um verdadeiro manual para quem nunca viajou de avião e está cheio de dúvidas.
    A primeira dica é…você irá viajar em um dos meios de transporte mais seguros do mundo. Não se desespere, você certamente irá gostar muito de viajar de avião.

    Bom, vamos ao que interessa! As dicas estão organizadas mais ou menos na ordem de uma viagem.

    Onde comprar as passagens aéreas?
    Você pode comprar diretamente no site das companhias aéreas, pode comprar também em agências de turismo online ou em lojas físicas.

    Que documentos preciso para viajar?
    Se você é adulto e é um voo doméstico(nacional) ou para a América do Sul, basta um carteira de identidade. No momento da compra você é informado de outros documentos aceitos. Para voos internacionais, você pode precisar do passaporte e até do visto, se for o caso.

    Qual a diferença de escala para conexão?
    Quando você for comprar sua passagem aérea certamente terá várias de opções de voo, sendo alguns direto, outros com escala e outros com conexão.
    O voo direto significa que o avião decola na cidade de origem e só para na cidade de destino.
    No caso do voo com escala, significa que você irá no mesmo avião da cidade de origem até a cidade de destino, mas o avião irá parar em uma ou mais cidades durante o percurso. Já o voo com conexão significa que você vai precisar trocar de avião pelo menos uma vez.

    Não tem passagem?
    Quem está acostumado a viajar de ônibus vai estranhar o fato de não existir uma passagem, mas sim uma reserva, com um código localizador. Se quiser, você pode imprimir essa reserva com o número, mas não é necessário: com sua identidade ou passaporte você embarca!

     O que fazer quando chegar ao aeroporto?
    Chegando ao aeroporto você irá procurar o balcão da companhia aérea em que você irá viajar e entrar na fila do “check-in” do seu voo. O check-in nada mais é do que a confirmação de  que você está lá e vai fazer a viagem. Ele também pode ser feito pela internet ou nos totens no aeroporto.

    Quanto tempo antes preciso chegar no aeroporto?
    Se o seu voo é nacional, você precisa fazer o check-in pelo menos uma hora antes. Se for para outro país o prazo é maior: chegue pelo menos duas horas antes do horário de embarque! O recomendado é não deixar para a última hora e evitar stress desnecessário!

    E quanto às bagagens?
    Na hora do check-in, além de confirmar que vai mesmo fazer a viagem, você vai despachar as bagagens, ou seja, entregar as malas maiores, que serão transportadas no porão do avião. Você tem direito a levar uma mala, mochila ou bolsa de mão com você na cabine do avião.

    Quantas malas eu posso levar?
    Na mão você pode levar até 5kg e desde que comprimento+largura+altura não seja superior a 115cm.
    Você pode despachar até duas malas com peso total de no máximo 21kg (32 kg em voos internacionais) . Se passar disso, prepare-se para pagar um valor não muito barato. 

    Como fico sabendo a hora que devo embarcar?
    Na hora do check-in eles vão te informar. Além disso, nos aeroportos há sempre uns televisores mostrando os vôos com algumas informações como: hora do embarque e qual o portão de embarque. Vá para a sala de embarque, passe pelo raio-x e e dirija ao portão do seu voo para aguardar a hora de embarcar. Se o voo for internacional, você pode dar uma olhadinha no free shop, mas é melhor deixar as compras para a volta!

    Como sei onde está o avião em que eu vou?
    No seu cartão de embarque está escrito qual será o portão/gate. Quando você for chamado para embarcar basta localizar onde é esse portão de embarque. Sempre há muitas placas informando.

    O que é cartão de embarque?
    No momento do check-in o funcionário da companhia aérea vai te entregar seu cartão de embarque. Esse sim, tem cara de “passagem”, com algumas informações importantes: o número e horário do seu voo, o portão onde você deve embarcar e o horário da decolagem. Confira se seu nome e número de documento estão corretos.

    Fonte: Melhores Destinos