• CAPA_BLOG_4.png

    MUDEI PARA NOME DE CASADA, PRECISO RENOVAR O VISTO?

    Depois de se casar - ou divorciar - pode surgir a dúvida: como vou entrar num país diferente com outro nome no visto? Essa é uma das perguntas que a gente recebe bastante aqui na Top Vistos e para te ajudar, reunimos tudo sobre o assunto para que você possa entender direitinho e não ter erro a hora de viajar.

     

    Casei e os documentos estão com nome de solteira

    É comum que isso aconteça, principalmente quando é para viajar na lua de mel. Muitas vezes, você já tem um visto válido com o nome antigo, assim como a maioria dos outros documentos. Pode ser até que seu visto tenha o nome de solteira e o passaporte novo tenha o nome de casada. Mas calma que não precisa de desespero - é bem mais simples do que você imagina.

    Primeiro, certifique-se de comprar a passagem já com o nome certo! O nome da passagem aérea tem que estar correto, senão você corre o risco de não embarcar. Isso se dá pelo fato de passagens aéreas não aceitarem troca de titularidade. Leve em conta que o nome correto será o mesmo em seu passaporte.

    Viagem de lua de mel

    No caso de lua de mel, é natural que você tenha organizado toda a viagem antes do casamento. Por isso, não tem problema viajar com o nome de solteira. Quando voltar de viagem, procure todos os documentos e vá nos órgãos da sua cidade para poder regularizar.

     

    Passaporte expirando ou com visto válido

    Alguns casos comuns são quando o passaporte está expirando ou tem o visto válido no nome de solteira. Como proceder?

    Passaporte e/ou visto prestes a expirar

    Se está expirando, a regra é única: vá atrás de uma renovação. Aqui na Top Vistos nós te ajudamos com o visto e te orientamos qual a melhor forma para renovar com o seu novo nome.

    Passaporte novo, visto antigo

    Se você renovou o passaporte e ele está com o visto novo, mas ainda tem um passaporte antigo com o visto válido, não tem nenhum problema. Você precisará levar os dois passaportes na viagem e a certidão de casamento com cópias. Se surgir algo na hora da imigração, você tem como comprovar. Ou, se quiser, você pode renovar seu visto e levar um único passaporte.

     

    E a certidão de casamento, é obrigatória?

    certidão de casamento não chega a ser um documento obrigatório, mas é importante que você leve caso seu passaporte e visto ainda contenham com o nome de solteira. Levando a certidão de casamento, você poderá comprovar a mudança do seu nome, evitando dores de cabeça caso a imigração pare você.

    Lembre-se de levar a certidão original com pelo menos 2 cópias, só para garantir.

     

    Se eu me separei, tem problema?

    Assim como o casamento muda o nome, o divórcio também pode alterar. Se você irá trocar o nome de volta para o de solteira, é importante que o visto e o passaporte também sejam alterados. E, assim como a certidão de casamento pode ajudar, a certidão de divórcio também. Leve com cópias para não ter problemas.

    No site da Polícia Federal você pode ter mais informações oficiais sobre o assunto.

     

    E, se for renovar o visto, fale com a Top Vistos. Somos especialistas no assunto e vamos te ajudar em todas as etapas.

    Telefone: (51) 3013-2626

    E-mail: contato@topvistos.com.br

    Rua dos Andradas, 1137 / 1309 - Centro - Porto Alegre/RS