• top-vistos-CAPA-blog-dez_2.png

    TIPOS DE VISTO PARA OS EUA

    Você provavelmente já sabe que é preciso de visto para ir para os Estados Unidos. O que você não deve saber é que são mais de 30 tipos de vistos: de estudo, de trabalho, para artistas, para esportistas e até com motivos religiosos!
     
    Para não correr o risco de você se confundir ao escolher seu visto, a gente reuniu aqui quais são os principais. Mais fácil que isso, só vindo aqui na Top Vistos - nós damos todo auxílio para você obter seu visto.
     
    O que é e para que serve o visto americano?
     
    O visto é um documento que fica anexado ao passaporte e a sua função principal é te deixar entrar no país de destino. Alguns países não têm essa exigência, mas os Estados Unidos solicita para os brasileiros.
     
    De modo geral, os vistos são divididos em duas categorias: não-imigrantes e imigrantes. Os vistos de não-imigrantes são os mais populares, para quem vai passar apenas uma temporada no país - em turismo, a trabalho, para estudar, etc. Já o visto para imigrantes é solicitado para todos aqueles que vão se mudar para os Estados Unidos - o que vai necessitar preencher diversos pré-requisitos, como o de ter algum parente ou residente legal morando permanentemente no país. 
     
    Para saber qual tipo de visto você precisa, é importante saber as características da viagem, especialmente o tempo de visita e qual o objetivo da viagem (o que você fará nos EUA no período da estadia). O visto correto é necessário para evitar problemas na alfândega ou após voltar de viagem.
     
    Quem não precisa de visto para os Estados Unidos?
     
    Em alguns casos, o visto americano não é necessário, dependendo do Programa de Isenção de Vistos dos EUA. Este programa permite que cidadãos de determinados países possam viajar por até 90 dias sem o documento no passaporte. Se você tem dupla nacionalidade, uma brasileira e outra de um dos países do Programa de Isenção, será necessário apenas ter um passaporte com os requisitos exigidos pelo governo americano. Você pode conferir os países que fazem parte do programa no site da embaixada americana.
     
    Quais são os principais tipos de visto americano?
     
    Agora que já explicamos o que é o visto, para que serve e quem tem direito a isenção, vamos falar dos principais tipos de visto e para que servem. Como são muitos, nós pegamos apenas alguns mais importantes, como o B1 e o B2 - os mais comuns.
     
    Tanto o B1 quanto o B2 são vistos para curtas temporadas e sem vínculos empregatícios. Porque isso? Porque eles são os vistos de negócios e turismo, respectivamente. O visto B1 é para quem viaja a negócios não-remunerados: participação em exposições, assinar contratos, expor mercadorias, trabalhos voluntários ou até mesmo para participação em eventos, palestras e seminários. 
     
    O visto B2 é um dos mais solicitados: o visto de turismo. Conhecer Nova York, ir nos parques da Disney, todos eles necessitam desse passaporte. Esse visto envolve fazer entrevistas, preencher formulários, pagar taxas e muitas outras coisas que a Top Vistos torna mais fácil para você.
     
    Um caso específico é o Visto de Trânsito (C1), para quem vai fazer conexão nos Estados Unidos. Se você vai viajar para o exterior e o avião vai fazer uma conexão nos EUA, ele é necessário, por mais que o país de destino não necessite visto próprio.
     
    Quer estudar fora? A maioria dos países vai solicitar visto de estudante, e os EUA solicitam o visto F1, seja para estudantes de ensino fundamental e médio, universidades ou escolas de idiomas. Para retirar esse visto, é necessário estar em contato com a escola, tendo os formulários e certidões necessárias para a confirmação de estudo fora do Brasil.
     
    Para trabalhar fora também é necessário visto, inclusive os trabalhos temporários, que podem ser tipo H ou tipo L. Porque tem dois? A gente explica: o H é para quem foi contratado por uma empresa americana e ficará temporariamente exercendo o cargo, enquanto o tipo L é para quem é transferido dentro da mesma empresa. O tipo L é para as multinacionais que precisam transferir temporariamente um funcionário da sede do Brasil, visto que exige algumas condições impostas pela embaixada americana.
     
    Ainda existem muitos outros vistos: para noivos e noivas que se casarão com um cidadão americano, para artistas e atletas, para trabalhos religiosos e até para investidores. Para saber qual visto você precisa, pode consultar no site da Embaixada Americana ou falar com a Top Vistos e já deixar todos os documentos encaminhados para conseguir o documento.
     
    (51) 3013-2626
    contato@topvistos.com.br
    Rua dos Andradas, 1137 / 1309 - Centro - Porto Alegre/RS