• top-vistos-blog-1005-maio-2019.png

    VIAGEM PARA O EXTERIOR COM CRIANÇAS: O QUE EU PRECISO?

    Viajar em família é muito mais divertido! Mas como é viajar com os pequenos para o exterior? Que documentos devem ser providenciados?

    A Top Vistos reuniu algumas dicas para sua viagem ser ainda mais tranquila.

    Autorização para viajar

    Os menores de idade que tem apenas a cidadania brasileira precisam ter uma autorização de viagem para o exterior ou estar acompanhado dos dois responsáveis. Se seus filhos ainda não tem passaporte, é possível anexar essa documentação nele. Caso contrário, é necessário o reconhecimento em cartório. 

    Mesmo que os dois responsáveis estejam juntos, é aconselhável ter a autorização. Caso algum dos pais volte antes, ela será necessária. É sempre melhor sair prevenido.

    Crianças com dupla cidadania

    Se seus filhos tiverem uma segunda cidadania, as regras não ficam aplicadas apenas para o Brasil. É importante você se informar sobre as regras vigentes no país da outra nacionalidade.

    Viajando sozinho com os filhos

    Nesse caso o cenário já muda. Além da autorização, o papai ou mamãe que ficar no Brasil deverá fazer uma autorização - também autenticada em cartório. O modelo pode ser encontrado no site do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

    E se for viajar com os avós?

    Avós, tios, padrinhos ou até mesmo viagens desacompanhados, a autorização deverá ser assinada tanto pelo pai quanto pela mãe. Esse documento é diferente, sendo necessário diversos dados do adulto responsável, como o número de passaporte. Assim como os demais, também deverá ser reconhecido em firma.